Envio de artigos
Os artigos devem ser escritos em qualquer processador de texto e gravados num dos seguintes formatos: Microsoft Word, RTF ou Open Office (texto, tabelas e diagramas) e JPEG, TIF ou EPS (ilustrações). Os documentos devem ser enviados por correio electrónico para: geral@medfarma.pt.
Identificação do autor. O autor deverá incluir uma carta com o grau académico mais elevado, a filiação institucional, o endereço completo, o número de telefone e de fax e o endereço electrónico. Dado que os manuscritos são revistos anonimamente, os nomes dos autores não deverão ser referidos em nenhum lugar do manuscrito ou de qualquer ilustração, somente na carta que acompanha o envio e numa página de título em separado.
Originalidade e exclusividade. Os editores considerarão apenas trabalhos originais, sem publicação prévia em qualquer outra parte e submetidos para apreciação exclusivamente à revista JADA – edição portuguesa.
Conformidade com as normas. Os manuscritos que não estejam de acordo com estas normas serão devolvidos ao autor para correcção, sem passarem pelo processo de revisão. Uma vez devidamente alterado e reenviado, o manuscrito será então submetido a revisão.
Submissão de artigos revistos. Após o manuscrito ter sido revisto, o editor toma uma das seguintes decisões: (a) aceitar o manuscrito após pequenas alterações, devendo para isso o autor efectuar essas alterações e reenviar duas cópias em forma impressa e duas em forma digital (disquete ou CD) do manuscrito alterado e de cada quadro ou ilustração; (b) aceitar o manuscrito após grandes alterações, ou seja, após «correcção e reenvio», devendo o autor efectuar as alterações e reenviar duas cópias em forma impressa e duas em forma digital (disquete ou CD) do manuscrito corrigido e de cada quadro ou ilustração. Neste último caso será submetidos novamente a revisão.
DESIGNAÇÃO DO MANUSCRITO
Quando aceites, os manuscritos serão publicados numa das secções da revista JADA abaixo indicadas. Os autores deverão referir a que secção se destina o seu manuscrito, cientes de que os editores o poderão considerar mais adequado para uma outra secção.
Evoluções em Produtos Dentários. Artigos que descrevem o trabalho de investigação no âmbito de novos produtos de utilidade para o clínico.
Indicações Clínicas. Rubricas breves – não mais de duas páginas dactilografadas a dois espaços no total de 300 palavras – incluindo conselhos clínicos ou sugestões úteis para os médicos dentistas.
Farmacologia Clínica. Artigos sobre temas relacionados com o uso de agentes terapêuticos em Medicina Dentária, com novidades médicas ao serviço da farmacologia dentária e progressos na área da farmacologia.
Prática Clínica. Artigos de cariz clínico, incluindo relatos de casos, investigação de natureza clínica ou de base clínica com aplicações bem definidas e ainda revisões de artigos existentes na literatura analisados sob um ponto de vista medico-dentário.
Medicina Dentária Estética e Restauradora. Artigos com uma abordagem actual das evoluções em técnicas e materiais de restauração e estética dentária, incluindo investigação sobre técnicas e materiais inovadores. A informação publicada nesta secção deverá ser de utilidade claramente prática para os clínicos que procuram melhorar a prestação de assistência estética e restauradora.
Medicina Dentária & Medicina. Artigos que exploram a relação entre a assistência dentária e a assistência médica, incluindo temas como as interacções medicamentosas, a ligação entre a saúde oral e a saúde geral e a necessidade de colaboração com o médico assistente do paciente.
Tecnologia e Informática. Artigos que descrevem as inovações nos sistemas informáticos e em outras ferramentas tecnológicas ao serviço da medicina dentária.
Cartas ao Editor. Breves comentários sobre questões levantadas e artigos publicados na revista JADA – edição portuguesa. As cartas sobre artigos específicos seleccionadas para publicação serão enviadas aos autores para comentário.
Gestão do Consultório. Informação prática sobre a gestão de rotina de um consultório dentário, assim como conceitos e técnicas gerais de gestão, geralmente apresentada no formato pergunta-resposta.
Investigação. Artigos que descrevem trabalhos de pesquisa pertinentes para a medicina dentária, incluindo as aplicações clínicas dos resultados.
Especialidades. Artigos escritos por especialistas para médicos dentistas generalistas. Os artigos nesta secção debruçam-se essencialmente sobre patologias normalmente tratadas por especialistas e com as quais os médicos dentistas generalistas se poderão deparar.
Actualidades. Artigos que descrevem as tendências na área da medicina dentária e dos cuidados de saúde, tais como dados demográficos dos doentes e dos clínicos, temas étnicos e sociais e sondagens efectuadas a médicos dentistas sobre tópicos de interesse.
FORMATO DO MANUSCRITO
Dimensão. Salvo instruções contrárias acima referidas, os manuscritos não deverão exceder as 10 páginas dactilografadas a dois espaços, excepto na página de título, nos agradecimentos, nas referências e nas ilustrações.
Página de título. Cada manuscrito deverá ter uma página de título, com o título do artigo e informação completa sobre todos os autores. Esta página deverá ser separada do resto do manuscrito. Em nenhum outro lugar do manuscrito deverá mencionar-se informação susceptível de identificar os autores ou as suas afiliações, excepto na página de título.
Resumo. Mais adiante descrever-se-á a formatação de resumos estruturados.
Autoria. Todas as pessoas designadas como autores deverão ter participado nos trabalhos e na preparação do manuscrito. Os autores devem ser listados numa folha separada, juntamente com as suas afiliações e as contribuições científicas ou clínicas para o artigo.
Agradecimentos. Dada a possibilidade de inferir algo sobre a identidade do(s) autor(es) do manuscrito a partir das pessoas nomeadas nos agradecimentos, esta secção deverá ser enviada numa folha separada.
Ilustrações (Figuras). Poderão enviar-se até quatro figuras – tabelas, gráficos ou fotografias – e o máximo de quatro quadros. Cada tabela, gráfico ou fotografia conta como uma ilustração; as ilustrações não deverão ser agrupadas para contar como uma só ilustração. Os quadros e as figuras deverão explicitar o texto e não repeti-lo. A revista JADA aceitará apenas impressões fotográficas, diapositivos e ficheiros electrónicos de alta resolução (300 dpi). A JADA - edição portuguesa não aceitará radiografias e diapositivos histológicos, dada a impossibilidade de os reproduzir com qualidade.
(Excepção. Na secção Medicina Dentária Estética e Restauradora, os autores poderão incluir o número suficiente de fotografias de boa qualidade para apresentar o material, desde que haja uma proporção adequada de texto e de fotografias: o manuscrito deverá ter uma dimensão que permita a colocação de fotografias no meio do texto. Regra geral, recomenda-se um limite máximo de três fotografias por cada página do manuscrito.)
O autor deverá certificar-se de que todos os quadros são citados no texto. As percentagens devem ser verificadas, assim como todas as colunas e todos os totais.
ESTILO DO MANUSCRITO
Regras básicas de estilo. O estilo JADA foi recentemente fixado na edição do Associated Press Stylebook e doLibel Manual. O formato para referências e para informação científica baseia-se da mais recente edição do Manual de Estilo da American Medical Association. A JADA usa um estilo conciso. Os títulos devem ser o mais breves possível, transmitindo contudo claramente o assunto em questão. Deverão usar-se subtítulos que orientem a leitura ao longo do artigo.
Referências. Todas as referências publicadas devem ser numeradas sucessivamente pela ordem em que são mencionadas no texto. Não citar referências no resumo. Cada referência deverá ser citada apenas uma vez; nas citações seguintes deverá usar-se o número original. As comunicações pessoais e o material não publicado não é numerado, mas deverá citar-se no texto do seguinte modo:
(G. Edmunds, D.D.S., comunicação oral, Novembro 1997)
As citações na lista de referências deverão obedecer a este estilo básico:
Periódico
Eklund SA, Pittman JL, Smith RC. Trends in per-patient gross income to dental practices from insured patients, 1980-1995. JADA 1998;129:1559-65.
Livro
Cohen S, Burns RC. Pathways of the pulp. 7th ed. St. Louis: Mosby – Year Book; 1997:475-6.
Publicação governamental
Clinical practice guideline number 5: Depression in primary care, 2: Treatment of major depression. Rockville, Md.: US Department of Health and Human Services, Agency for Health Care Policy and Research; 1993. AHCPR publication 93-0551.
Site na World Wide Web
Health Care Financing Asministration. 1996 statistics at a glance. Disponível em: «www.hcfa.gov/stats/stathili.htm». Acedido em 2 de Dezembro de 1996.
PROCESSO DE REVISÃO
Revisão por pares. Os artigos publicados na revista JADA – edição portuguesa são submetidos a um processo de revisão duplamente cego por peritos que não fazem parte do corpo editorial, ou seja, os revisores desconhecem a identidade do(s) autor(es) do manuscrito e os autores desconhecem a identidade dos revisores. Dado que os revisores disponibilizam o seu tempo voluntariamente, o processo de revisão poderá durar quatro a oito semanas.
Decisão. Após os revisores terem concluído o processo de revisão, o editor examina os seus comentários e toma uma decisão relativamente ao manuscrito: aceitar; aceitar após pequenas alterações; aceitar após grandes alterações, ou seja, correcção e reenvio; ou rejeitar.
Edição. A revista JADA – edição portuguesa reserva-se o direito de alterar os manuscritos, no sentido de garantir a sua concisão, clareza e consistência estilística e a enquadrá-los no espaço disponível. Após a edição, os manuscritos aceites são devolvidos aos seus autores para revisão e comentário prévios à sua publicação.
RESPONSABILIDADE DOS AUTORES
Transferência de direitos de autor. A JADA – edição portuguesa detém os direitos de autor de todo o conteúdo editorial publicado na revista. Juntamente com o manuscrito os autores deverão enviar um termo de transferência de direitos de autor, assinado por cada autor. Em anexo encontra-se um termo de transferência de direitos de autor, que poderá ser reproduzido. Os manuscritos enviados sem esse termo não serão submetidos a revisão, até que a revista JADA – edição portuguesa receba o documento assinado. Em caso de rejeição, o termo de transferência de direitos de autor será devolvida ao autor, juntamente com o manuscrito. Todos os manuscritos aceites, assim como todas as ilustrações, constituem propriedade permanente da MEDFARMA, Edições Médicas, Lda., (de aqui para a frente apenas designado por MEDFARMA), e não poderão ser publicados em outro lugar, no todo ou em parte, em forma impressa ou electrónica, sem autorização escrita da MEDFARMA.
Autorização para reprodução. Se o manuscrito contiver qualquer material, seja texto ou ilustração, reproduzido ou adaptado de uma fonte já publicada, o autor é responsável pela obtenção da autorização escrita do detentor dos direitos de autor para a respectiva reprodução ou adaptação na revista JADA – edição portuguesa. A JADA – edição portuguesa não reproduzirá esse material sem autorização escrita. O autor deverá enviar uma cópia da carta de autorização e fornecer à revista JADA – edição portuguesa informação completa para a citação do material reproduzido.
Termo de consentimento. Qualquer paciente claramente identificado no artigo (em descrições escritas ou fotografias) deverá dar por escrito o seu consentimento informado para a publicação. Esta declaração deverá ser enviada juntamente com o manuscrito.
CONFLITO DE INTERESSES
Cada autor deverá declarar qualquer interesse financeiro, económico ou profissional passível de influenciar qualquer posição apresentada no artigo. Anexo encontra-se uma declaração de conflito de interesses, que poderá ser reproduzida. Esta declaração deverá ser assinada por cada autor e enviada juntamente com o manuscrito. Os manuscritos submetidos sem a declaração não serão revistos enquanto a revista JADA – edição portuguesa não receber este documento assinado.
CÓPIAS PARA AUTORES
O primeiro autor de cada artigo receberá 25 cópias do artigo publicado e ainda duas cópias da revista JADA – edição portuguesa contendo o artigo. Antes da publicação, o autor terá a oportunidade de encomendar cópias adicionais, a um preço especial pré-publicação.
REPRODUÇÃO DE MATERIAL PUBLICADO NA REVISTA JADA
Todos os manuscritos e todas as ilustrações aceites tornam-se propriedade permanente da MEDFARMA. e não poderão ser publicados em outro lugar, no todo ou em parte, em forma impressa ou electrónica, sem autorização escrita da MEDFARMA. Para obter cópias individuais ou múltiplas do material publicado na JADA será necessário solicitar autorização escrita à MEDFARMA. Este pedido deverá mencionar exactamente o material desejado, o número da revista onde foi publicado, a intenção do requerente, o nome da publicação onde o material será reproduzido (se for esse o caso), a quantidade de impressões para distribuição, a audiência e se o uso do material tem fins lucrativos.
Informação adicional sobre a reprodução de material publicado poderá ser solicitada à revista JADA – edição portuguesa.
RESUMO DOS REQUISITOS
Antes de enviar um manuscrito, o autor deverá certificar-se de que seguiu todos os seguintes passos necessários.
– Anexar original e uma cópias (duas no total) em forma impressa e mais duas em forma digital (disquete ou CD) do manuscrito e de cada quadro ou ilustração e guardar uma cópia de cada.
– Anexar um termo de transferência de direitos de autor e uma declaração de conflito de interesses, assinados por cada autor.
– Indicar na carta de acompanhamento a que secção da JADA – edição portuguesa submete o manuscrito.
– Incluir no manuscrito um resumo estruturado no formado adequado (segundo a secção da JADA – edição portuguesa à qual está a ser submetido).O resumo deverá estar escrito em português e inglês.
– Verificar exactidão de todas as referências e se estão no formato correcto e completas.
– Se for caso disso, incluir os agradecimentos no manuscrito, numa folha separada.
– Incluir informação completa – morada, número de telefone e fax, endereço electrónico – para o autor correspondente.
RESUMOS ESTRUTURADOS DA REVISTA JADA – edição portuguesa
Os artigos publicados nas diferentes secções da revista JADA – edição portuguesa incluem resumos estruturados. Abaixo encontram-se descritos os formatos dos resumos estruturados para cada secção da revista – Evoluções em Produtos Dentários, Farmacologia Clínica, Prática Clínica, Medicina Dentária Estética e Restauradora, Medicina Dentária e Medicina, Tecnologia e Informática, Gestão do Consultório, Investigação e Actualidades. Os títulos aqui referidos devem ser incluídos no resumo. Os autores deverão indicar a que secção submetem o manuscrito e ter isso em linha de conta ao elaborarem o resumo, cientes de que os editores poderão atribuir o manuscrito a uma outra secção e requerer uma revisão no resumo. O resumo deverá ser elaborado em português e inglês.
Evoluções em produtos dentários
Introdução (30 palavras). Resumo do tema e do objectivo ou da hipótese do estudo.
Métodos (50 palavras). Descrição dos materiais (deverá usar-se a designação genérica dos fármacos e dos equipamentos, excepto se as marcas forem cruciais para o estudo); dos métodos (incluindo o modelo de estudo); da população estudada (critérios importantes de elegibilidade, número e processo de selecção). Deverão indicar-se os tipos de análise estatística usados.
Resultados (100 palavras). Indicação dos principais resultados do estudo; os níveis de significância estatística e os intervalos de confiança.
Conclusões (30 palavras). Descrição das conclusões (respostas para as hipóteses levantadas no início do estudo). Indicar apenas conclusões que se baseiem totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Deverá referir-se a eventual necessidade de estudos adicionais.
Implicações clínicas (30 palavras). Indicação das implicações das conclusões para a prática clínica.
Farmacologia Clínica, Medicina Dentária Estética e Restauradora, Medicina Dentária e Medicina, Tecnologia e Informática, Investigação
Introdução (30 palavras). Resumo do tema e dos objectivos ou da hipótese do estudo.
Métodos (75 palavras). Descrição dos materiais (deverá usar-se a designação genérica dos fármacos e dos equipamentos, excepto se as marcas forem cruciais para o estudo); dos métodos (incluindo o modelo de estudo); da população estudada (critérios importantes de elegibilidade, número e processo de selecção). Deverão indicar-se os tipos de análise estatística usados.
Resultados (100 palavras). Indicação dos principais resultados do estudo; os níveis de significância estatística e os intervalos de confiança.
Conclusões (30 palavras). Descrição das conclusões (respostas para as hipóteses levantadas no início do estudo). Indicar apenas conclusões que se baseiem totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Deverá referir-se a eventual necessidade de estudos adicionais.
Implicações Clínicas (30 palavras). Indicação das implicações das conclusões para a prática clínica.
Prática Clínica
Estudos de Caso
Introdução (30 palavras). Resumo do tema, da desordem sob discussão e do objectivo do artigo.
Descrição do Caso (50 palavras). Descrição da desordem tal como é manifestada nos casos apresentados no artigo, do tratamento efectuado e dos resultados esperados vs. resultados efectivos.
Implicações Clínicas (30 palavras). Indicação das implicações das conclusões para a prática clínica.
Investigação Clínica
Introdução (30 palavras). Resumo do tema e do objectivo ou da hipótese do estudo.
Métodos (75 palavras). Descrição dos materiais (deverá usar-se a designação genérica dos fármacos e dos equipamentos, excepto se as marcas específicas forem cruciais para o estudo); dos métodos (incluindo o modelo de estudo); da população estudada (critérios importantes de elegibilidade, número e processo de selecção). Deverão indicar-se os tipos de análise estatística usados.
Resultados (100 palavras). Indicação dos principais resultados do estudo; os níveis de significância estatística e os intervalos de confiança.
Conclusões (30 palavras). Descrição das conclusões (respostas para as hipóteses levantadas no início do estudo). Indicar apenas conclusões que se baseiem totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Deverá referir-se a eventual necessidade de estudos adicionais.
Implicações Clínicas (30 palavras). Indicação das implicações das conclusões para a prática clínica.
Revisão bibliográfica
Introdução (30 palavras). Resumo do objectivo da revisão bibliográfica, quer seja causa, diagnóstico, prognóstico, terapêutica ou prevenção.
Tipos de Estudos Analisados (50 palavras). Descrição dos tipos de estudos analisados, incluindo identificação dos critérios usados na sua selecção e do método através do qual foram aplicados.
Resultados (75 palavras). Indicação dos principais resultados da revisão, salientando os métodos usados para a obtenção desses mesmos resultados e identificando as fontes de variação entre estudos.
Implicações Clínicas (30 palavras). Descrição das implicações dos resultados para a prática clínica.
Gestão do Consultório
Introdução (30-50 palavras). Resumo do tema geral e do objectivo ou da hipótese do artigo.
Conclusões (50 palavras). Indicar as conclusões – apenas as que se baseiam totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Se for caso disso, referir a eventual necessidade de estudos adicionais.
Implicações Práticas (30 palavras). Descrição das implicações das conclusões para a prática clínica.
Actualidades
Introdução (30 palavras). Resumo do tema e do objectivo ou da hipótese do estudo ou da sondagem.
Métodos (50 palavras). Descrição dos materiais, se for caso disso; dos métodos (incluindo o modelo de estudo ou de sondagem); da população estudada (critérios importantes de elegibilidade, número e processo de selecção).
Resultados (50 palavras). Indicação dos principais resultados do estudo ou da sondagem; deverão indicar-se os tipos de análise usados, os níveis de significância estatística e os intervalos de confiança.
Conclusões (30 palavras). Descrição das conclusões, incluindo apenas as que se baseiam totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Se for caso disso, referir a eventual necessidade de investigação adicional.
Implicações Práticas (30 palavras). Indicação das implicações dos resultados do estudo ou da sondagem para a prática da medicina dentária.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS PARA O «THE JOURNAL OF THE AMERICAN DENTAL ASSOCIATION – Edição Portuguesa»
Título do manuscrito:
Primeiro autor:
De acordo com a Revisão de Direitos Autorais de 1976, em vigor a partir de 1 de Janeiro de 1978, a MEDFARMA, Edições Médicas, Lda., exige que os autores de material submetido à apreciação da JADA – Journal of the American Dental Association – edição portuguesa (a «Revista») transfiram os direitos de autor para a MEDFARMA, Edições Médicas, Lda. proprietária da Revista. (Segundo este termo, a Editora funciona como a editora da ADA para esta Revista.) Se o manuscrito submetido à Revista acima mencionada tiver sido elaborado em co-autoria, todos os autores são co-detentores dos direitos de autor do material e cada um deverá efectuar uma transferência dos seus direitos para a ADA.
Na eventualidade do material submetido ser revisto, editado e aceite para publicação pela Editora, o autor abaixo assinado (o «Autor») concede, vende e transfere todos os direitos, posse e interesse no material para a MEDFARMA, com o direito mundial exclusivo de o publicar ou vender durante todo o período de duração do termo de transferência de direitos de autor, com autoridade mundial exclusiva para dispor desses mesmos direitos em qualquer língua.
O Autor garante que o trabalho é original (excepto material do domínio público ou para o qual tenha sido obtida autorização do detentor dos direitos de autor), que não se trata de material fraudulento e que não infringe qualquer direito de autor, pessoal ou de propriedade.
O Autor reserva-se o direito de utilizar gratuitamente o material para fins formativos ou educativos, desde que não lucrativos, e informando conveniente a fonte do comunicação prévia à Editora, por escrito, da intenção do autor.
Se a Editora decidir não publicar o manuscrito, o Autor será notificado e reverterão para si todos os direitos de autor.
O Autor aceita as condições deste acordo, assinando abaixo e devolvendo este Termo à Editora. Nenhum manuscrito será processado sem que a Editora tenha recebido este documento assinado por cada autor do trabalho.
Os artigos devem ser escritos em qualquer processador de texto e gravados num dos seguintes formatos: Microsoft Word, RTF ou Open Office (texto, tabelas e diagramas) e JPEG, TIF ou EPS (ilustrações). Os documentos devem ser enviados por correio electrónico para: geral@medfarma.pt.
Identificação do autor. O autor deverá incluir uma carta com o grau académico mais elevado, a filiação institucional, o endereço completo, o número de telefone e de fax e o endereço electrónico. Dado que os manuscritos são revistos anonimamente, os nomes dos autores não deverão ser referidos em nenhum lugar do manuscrito ou de qualquer ilustração, somente na carta que acompanha o envio e numa página de título em separado.
Originalidade e exclusividade. Os editores considerarão apenas trabalhos originais, sem publicação prévia em qualquer outra parte e submetidos para apreciação exclusivamente à revista JADA – edição portuguesa.
Conformidade com as normas. Os manuscritos que não estejam de acordo com estas normas serão devolvidos ao autor para correcção, sem passarem pelo processo de revisão. Uma vez devidamente alterado e reenviado, o manuscrito será então submetido a revisão.
Submissão de artigos revistos. Após o manuscrito ter sido revisto, o editor toma uma das seguintes decisões: (a) aceitar o manuscrito após pequenas alterações, devendo para isso o autor efectuar essas alterações e reenviar duas cópias em forma impressa e duas em forma digital (disquete ou CD) do manuscrito alterado e de cada quadro ou ilustração; (b) aceitar o manuscrito após grandes alterações, ou seja, após «correcção e reenvio», devendo o autor efectuar as alterações e reenviar duas cópias em forma impressa e duas em forma digital (disquete ou CD) do manuscrito corrigido e de cada quadro ou ilustração. Neste último caso será submetidos novamente a revisão.
DESIGNAÇÃO DO MANUSCRITO
Quando aceites, os manuscritos serão publicados numa das secções da revista JADA abaixo indicadas. Os autores deverão referir a que secção se destina o seu manuscrito, cientes de que os editores o poderão considerar mais adequado para uma outra secção.
Evoluções em Produtos Dentários. Artigos que descrevem o trabalho de investigação no âmbito de novos produtos de utilidade para o clínico.
Indicações Clínicas. Rubricas breves – não mais de duas páginas dactilografadas a dois espaços no total de 300 palavras – incluindo conselhos clínicos ou sugestões úteis para os médicos dentistas.
Farmacologia Clínica. Artigos sobre temas relacionados com o uso de agentes terapêuticos em Medicina Dentária, com novidades médicas ao serviço da farmacologia dentária e progressos na área da farmacologia.
Prática Clínica. Artigos de cariz clínico, incluindo relatos de casos, investigação de natureza clínica ou de base clínica com aplicações bem definidas e ainda revisões de artigos existentes na literatura analisados sob um ponto de vista medico-dentário.
Medicina Dentária Estética e Restauradora. Artigos com uma abordagem actual das evoluções em técnicas e materiais de restauração e estética dentária, incluindo investigação sobre técnicas e materiais inovadores. A informação publicada nesta secção deverá ser de utilidade claramente prática para os clínicos que procuram melhorar a prestação de assistência estética e restauradora.
Medicina Dentária & Medicina. Artigos que exploram a relação entre a assistência dentária e a assistência médica, incluindo temas como as interacções medicamentosas, a ligação entre a saúde oral e a saúde geral e a necessidade de colaboração com o médico assistente do paciente.
Tecnologia e Informática. Artigos que descrevem as inovações nos sistemas informáticos e em outras ferramentas tecnológicas ao serviço da medicina dentária.
Cartas ao Editor. Breves comentários sobre questões levantadas e artigos publicados na revista JADA – edição portuguesa. As cartas sobre artigos específicos seleccionadas para publicação serão enviadas aos autores para comentário.
Gestão do Consultório. Informação prática sobre a gestão de rotina de um consultório dentário, assim como conceitos e técnicas gerais de gestão, geralmente apresentada no formato pergunta-resposta.
Investigação. Artigos que descrevem trabalhos de pesquisa pertinentes para a medicina dentária, incluindo as aplicações clínicas dos resultados.
Especialidades. Artigos escritos por especialistas para médicos dentistas generalistas. Os artigos nesta secção debruçam-se essencialmente sobre patologias normalmente tratadas por especialistas e com as quais os médicos dentistas generalistas se poderão deparar.
Actualidades. Artigos que descrevem as tendências na área da medicina dentária e dos cuidados de saúde, tais como dados demográficos dos doentes e dos clínicos, temas étnicos e sociais e sondagens efectuadas a médicos dentistas sobre tópicos de interesse.
FORMATO DO MANUSCRITO
Dimensão. Salvo instruções contrárias acima referidas, os manuscritos não deverão exceder as 10 páginas dactilografadas a dois espaços, excepto na página de título, nos agradecimentos, nas referências e nas ilustrações.
Página de título. Cada manuscrito deverá ter uma página de título, com o título do artigo e informação completa sobre todos os autores. Esta página deverá ser separada do resto do manuscrito. Em nenhum outro lugar do manuscrito deverá mencionar-se informação susceptível de identificar os autores ou as suas afiliações, excepto na página de título.
Resumo. Mais adiante descrever-se-á a formatação de resumos estruturados.
Autoria. Todas as pessoas designadas como autores deverão ter participado nos trabalhos e na preparação do manuscrito. Os autores devem ser listados numa folha separada, juntamente com as suas afiliações e as contribuições científicas ou clínicas para o artigo.
Agradecimentos. Dada a possibilidade de inferir algo sobre a identidade do(s) autor(es) do manuscrito a partir das pessoas nomeadas nos agradecimentos, esta secção deverá ser enviada numa folha separada.
Ilustrações (Figuras). Poderão enviar-se até quatro figuras – tabelas, gráficos ou fotografias – e o máximo de quatro quadros. Cada tabela, gráfico ou fotografia conta como uma ilustração; as ilustrações não deverão ser agrupadas para contar como uma só ilustração. Os quadros e as figuras deverão explicitar o texto e não repeti-lo. A revista JADA aceitará apenas impressões fotográficas, diapositivos e ficheiros electrónicos de alta resolução (300 dpi). A JADA - edição portuguesa não aceitará radiografias e diapositivos histológicos, dada a impossibilidade de os reproduzir com qualidade.
(Excepção. Na secção Medicina Dentária Estética e Restauradora, os autores poderão incluir o número suficiente de fotografias de boa qualidade para apresentar o material, desde que haja uma proporção adequada de texto e de fotografias: o manuscrito deverá ter uma dimensão que permita a colocação de fotografias no meio do texto. Regra geral, recomenda-se um limite máximo de três fotografias por cada página do manuscrito.)
O autor deverá certificar-se de que todos os quadros são citados no texto. As percentagens devem ser verificadas, assim como todas as colunas e todos os totais.
ESTILO DO MANUSCRITO
Regras básicas de estilo. O estilo JADA foi recentemente fixado na edição do Associated Press Stylebook e doLibel Manual. O formato para referências e para informação científica baseia-se da mais recente edição do Manual de Estilo da American Medical Association. A JADA usa um estilo conciso. Os títulos devem ser o mais breves possível, transmitindo contudo claramente o assunto em questão. Deverão usar-se subtítulos que orientem a leitura ao longo do artigo.
Referências. Todas as referências publicadas devem ser numeradas sucessivamente pela ordem em que são mencionadas no texto. Não citar referências no resumo. Cada referência deverá ser citada apenas uma vez; nas citações seguintes deverá usar-se o número original. As comunicações pessoais e o material não publicado não é numerado, mas deverá citar-se no texto do seguinte modo:
(G. Edmunds, D.D.S., comunicação oral, Novembro 1997)
As citações na lista de referências deverão obedecer a este estilo básico:
Periódico
Eklund SA, Pittman JL, Smith RC. Trends in per-patient gross income to dental practices from insured patients, 1980-1995. JADA 1998;129:1559-65.
Livro
Cohen S, Burns RC. Pathways of the pulp. 7th ed. St. Louis: Mosby – Year Book; 1997:475-6.
Publicação governamental
Clinical practice guideline number 5: Depression in primary care, 2: Treatment of major depression. Rockville, Md.: US Department of Health and Human Services, Agency for Health Care Policy and Research; 1993. AHCPR publication 93-0551.
Site na World Wide Web
Health Care Financing Asministration. 1996 statistics at a glance. Disponível em: «www.hcfa.gov/stats/stathili.htm». Acedido em 2 de Dezembro de 1996.
PROCESSO DE REVISÃO
Revisão por pares. Os artigos publicados na revista JADA – edição portuguesa são submetidos a um processo de revisão duplamente cego por peritos que não fazem parte do corpo editorial, ou seja, os revisores desconhecem a identidade do(s) autor(es) do manuscrito e os autores desconhecem a identidade dos revisores. Dado que os revisores disponibilizam o seu tempo voluntariamente, o processo de revisão poderá durar quatro a oito semanas.
Decisão. Após os revisores terem concluído o processo de revisão, o editor examina os seus comentários e toma uma decisão relativamente ao manuscrito: aceitar; aceitar após pequenas alterações; aceitar após grandes alterações, ou seja, correcção e reenvio; ou rejeitar.
Edição. A revista JADA – edição portuguesa reserva-se o direito de alterar os manuscritos, no sentido de garantir a sua concisão, clareza e consistência estilística e a enquadrá-los no espaço disponível. Após a edição, os manuscritos aceites são devolvidos aos seus autores para revisão e comentário prévios à sua publicação.
RESPONSABILIDADE DOS AUTORES
Transferência de direitos de autor. A JADA – edição portuguesa detém os direitos de autor de todo o conteúdo editorial publicado na revista. Juntamente com o manuscrito os autores deverão enviar um termo de transferência de direitos de autor, assinado por cada autor. Em anexo encontra-se um termo de transferência de direitos de autor, que poderá ser reproduzido. Os manuscritos enviados sem esse termo não serão submetidos a revisão, até que a revista JADA – edição portuguesa receba o documento assinado. Em caso de rejeição, o termo de transferência de direitos de autor será devolvida ao autor, juntamente com o manuscrito. Todos os manuscritos aceites, assim como todas as ilustrações, constituem propriedade permanente da MEDFARMA, Edições Médicas, Lda., (de aqui para a frente apenas designado por MEDFARMA), e não poderão ser publicados em outro lugar, no todo ou em parte, em forma impressa ou electrónica, sem autorização escrita da MEDFARMA.
Autorização para reprodução. Se o manuscrito contiver qualquer material, seja texto ou ilustração, reproduzido ou adaptado de uma fonte já publicada, o autor é responsável pela obtenção da autorização escrita do detentor dos direitos de autor para a respectiva reprodução ou adaptação na revista JADA – edição portuguesa. A JADA – edição portuguesa não reproduzirá esse material sem autorização escrita. O autor deverá enviar uma cópia da carta de autorização e fornecer à revista JADA – edição portuguesa informação completa para a citação do material reproduzido.
Termo de consentimento. Qualquer paciente claramente identificado no artigo (em descrições escritas ou fotografias) deverá dar por escrito o seu consentimento informado para a publicação. Esta declaração deverá ser enviada juntamente com o manuscrito.
CONFLITO DE INTERESSES
Cada autor deverá declarar qualquer interesse financeiro, económico ou profissional passível de influenciar qualquer posição apresentada no artigo. Anexo encontra-se uma declaração de conflito de interesses, que poderá ser reproduzida. Esta declaração deverá ser assinada por cada autor e enviada juntamente com o manuscrito. Os manuscritos submetidos sem a declaração não serão revistos enquanto a revista JADA – edição portuguesa não receber este documento assinado.
CÓPIAS PARA AUTORES
O primeiro autor de cada artigo receberá 25 cópias do artigo publicado e ainda duas cópias da revista JADA – edição portuguesa contendo o artigo. Antes da publicação, o autor terá a oportunidade de encomendar cópias adicionais, a um preço especial pré-publicação.
REPRODUÇÃO DE MATERIAL PUBLICADO NA REVISTA JADA
Todos os manuscritos e todas as ilustrações aceites tornam-se propriedade permanente da MEDFARMA. e não poderão ser publicados em outro lugar, no todo ou em parte, em forma impressa ou electrónica, sem autorização escrita da MEDFARMA. Para obter cópias individuais ou múltiplas do material publicado na JADA será necessário solicitar autorização escrita à MEDFARMA. Este pedido deverá mencionar exactamente o material desejado, o número da revista onde foi publicado, a intenção do requerente, o nome da publicação onde o material será reproduzido (se for esse o caso), a quantidade de impressões para distribuição, a audiência e se o uso do material tem fins lucrativos.
Informação adicional sobre a reprodução de material publicado poderá ser solicitada à revista JADA – edição portuguesa.
RESUMO DOS REQUISITOS
Antes de enviar um manuscrito, o autor deverá certificar-se de que seguiu todos os seguintes passos necessários.
– Anexar original e uma cópias (duas no total) em forma impressa e mais duas em forma digital (disquete ou CD) do manuscrito e de cada quadro ou ilustração e guardar uma cópia de cada.
– Anexar um termo de transferência de direitos de autor e uma declaração de conflito de interesses, assinados por cada autor.
– Indicar na carta de acompanhamento a que secção da JADA – edição portuguesa submete o manuscrito.
– Incluir no manuscrito um resumo estruturado no formado adequado (segundo a secção da JADA – edição portuguesa à qual está a ser submetido).O resumo deverá estar escrito em português e inglês.
– Verificar exactidão de todas as referências e se estão no formato correcto e completas.
– Se for caso disso, incluir os agradecimentos no manuscrito, numa folha separada.
– Incluir informação completa – morada, número de telefone e fax, endereço electrónico – para o autor correspondente.
RESUMOS ESTRUTURADOS DA REVISTA JADA – edição portuguesa
Os artigos publicados nas diferentes secções da revista JADA – edição portuguesa incluem resumos estruturados. Abaixo encontram-se descritos os formatos dos resumos estruturados para cada secção da revista – Evoluções em Produtos Dentários, Farmacologia Clínica, Prática Clínica, Medicina Dentária Estética e Restauradora, Medicina Dentária e Medicina, Tecnologia e Informática, Gestão do Consultório, Investigação e Actualidades. Os títulos aqui referidos devem ser incluídos no resumo. Os autores deverão indicar a que secção submetem o manuscrito e ter isso em linha de conta ao elaborarem o resumo, cientes de que os editores poderão atribuir o manuscrito a uma outra secção e requerer uma revisão no resumo. O resumo deverá ser elaborado em português e inglês.
Evoluções em produtos dentários
Introdução (30 palavras). Resumo do tema e do objectivo ou da hipótese do estudo.
Métodos (50 palavras). Descrição dos materiais (deverá usar-se a designação genérica dos fármacos e dos equipamentos, excepto se as marcas forem cruciais para o estudo); dos métodos (incluindo o modelo de estudo); da população estudada (critérios importantes de elegibilidade, número e processo de selecção). Deverão indicar-se os tipos de análise estatística usados.
Resultados (100 palavras). Indicação dos principais resultados do estudo; os níveis de significância estatística e os intervalos de confiança.
Conclusões (30 palavras). Descrição das conclusões (respostas para as hipóteses levantadas no início do estudo). Indicar apenas conclusões que se baseiem totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Deverá referir-se a eventual necessidade de estudos adicionais.
Implicações clínicas (30 palavras). Indicação das implicações das conclusões para a prática clínica.
Farmacologia Clínica, Medicina Dentária Estética e Restauradora, Medicina Dentária e Medicina, Tecnologia e Informática, Investigação
Introdução (30 palavras). Resumo do tema e dos objectivos ou da hipótese do estudo.
Métodos (75 palavras). Descrição dos materiais (deverá usar-se a designação genérica dos fármacos e dos equipamentos, excepto se as marcas forem cruciais para o estudo); dos métodos (incluindo o modelo de estudo); da população estudada (critérios importantes de elegibilidade, número e processo de selecção). Deverão indicar-se os tipos de análise estatística usados.
Resultados (100 palavras). Indicação dos principais resultados do estudo; os níveis de significância estatística e os intervalos de confiança.
Conclusões (30 palavras). Descrição das conclusões (respostas para as hipóteses levantadas no início do estudo). Indicar apenas conclusões que se baseiem totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Deverá referir-se a eventual necessidade de estudos adicionais.
Implicações Clínicas (30 palavras). Indicação das implicações das conclusões para a prática clínica.
Prática Clínica
Estudos de Caso
Introdução (30 palavras). Resumo do tema, da desordem sob discussão e do objectivo do artigo.
Descrição do Caso (50 palavras). Descrição da desordem tal como é manifestada nos casos apresentados no artigo, do tratamento efectuado e dos resultados esperados vs. resultados efectivos.
Implicações Clínicas (30 palavras). Indicação das implicações das conclusões para a prática clínica.
Investigação Clínica
Introdução (30 palavras). Resumo do tema e do objectivo ou da hipótese do estudo.
Métodos (75 palavras). Descrição dos materiais (deverá usar-se a designação genérica dos fármacos e dos equipamentos, excepto se as marcas específicas forem cruciais para o estudo); dos métodos (incluindo o modelo de estudo); da população estudada (critérios importantes de elegibilidade, número e processo de selecção). Deverão indicar-se os tipos de análise estatística usados.
Resultados (100 palavras). Indicação dos principais resultados do estudo; os níveis de significância estatística e os intervalos de confiança.
Conclusões (30 palavras). Descrição das conclusões (respostas para as hipóteses levantadas no início do estudo). Indicar apenas conclusões que se baseiem totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Deverá referir-se a eventual necessidade de estudos adicionais.
Implicações Clínicas (30 palavras). Indicação das implicações das conclusões para a prática clínica.
Revisão bibliográfica
Introdução (30 palavras). Resumo do objectivo da revisão bibliográfica, quer seja causa, diagnóstico, prognóstico, terapêutica ou prevenção.
Tipos de Estudos Analisados (50 palavras). Descrição dos tipos de estudos analisados, incluindo identificação dos critérios usados na sua selecção e do método através do qual foram aplicados.
Resultados (75 palavras). Indicação dos principais resultados da revisão, salientando os métodos usados para a obtenção desses mesmos resultados e identificando as fontes de variação entre estudos.
Implicações Clínicas (30 palavras). Descrição das implicações dos resultados para a prática clínica.
Gestão do Consultório
Introdução (30-50 palavras). Resumo do tema geral e do objectivo ou da hipótese do artigo.
Conclusões (50 palavras). Indicar as conclusões – apenas as que se baseiam totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Se for caso disso, referir a eventual necessidade de estudos adicionais.
Implicações Práticas (30 palavras). Descrição das implicações das conclusões para a prática clínica.
Actualidades
Introdução (30 palavras). Resumo do tema e do objectivo ou da hipótese do estudo ou da sondagem.
Métodos (50 palavras). Descrição dos materiais, se for caso disso; dos métodos (incluindo o modelo de estudo ou de sondagem); da população estudada (critérios importantes de elegibilidade, número e processo de selecção).
Resultados (50 palavras). Indicação dos principais resultados do estudo ou da sondagem; deverão indicar-se os tipos de análise usados, os níveis de significância estatística e os intervalos de confiança.
Conclusões (30 palavras). Descrição das conclusões, incluindo apenas as que se baseiam totalmente nos dados fornecidos pelo estudo. Se for caso disso, referir a eventual necessidade de investigação adicional.
Implicações Práticas (30 palavras). Indicação das implicações dos resultados do estudo ou da sondagem para a prática da medicina dentária.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS PARA O «THE JOURNAL OF THE AMERICAN DENTAL ASSOCIATION – Edição Portuguesa»
Título do manuscrito:
Primeiro autor:
De acordo com a Revisão de Direitos Autorais de 1976, em vigor a partir de 1 de Janeiro de 1978, a MEDFARMA, Edições Médicas, Lda., exige que os autores de material submetido à apreciação da JADA – Journal of the American Dental Association – edição portuguesa (a «Revista») transfiram os direitos de autor para a MEDFARMA, Edições Médicas, Lda. proprietária da Revista. (Segundo este termo, a Editora funciona como a editora da ADA para esta Revista.) Se o manuscrito submetido à Revista acima mencionada tiver sido elaborado em co-autoria, todos os autores são co-detentores dos direitos de autor do material e cada um deverá efectuar uma transferência dos seus direitos para a ADA.
Na eventualidade do material submetido ser revisto, editado e aceite para publicação pela Editora, o autor abaixo assinado (o «Autor») concede, vende e transfere todos os direitos, posse e interesse no material para a MEDFARMA, com o direito mundial exclusivo de o publicar ou vender durante todo o período de duração do termo de transferência de direitos de autor, com autoridade mundial exclusiva para dispor desses mesmos direitos em qualquer língua.
O Autor garante que o trabalho é original (excepto material do domínio público ou para o qual tenha sido obtida autorização do detentor dos direitos de autor), que não se trata de material fraudulento e que não infringe qualquer direito de autor, pessoal ou de propriedade.
O Autor reserva-se o direito de utilizar gratuitamente o material para fins formativos ou educativos, desde que não lucrativos, e informando conveniente a fonte do comunicação prévia à Editora, por escrito, da intenção do autor.
Se a Editora decidir não publicar o manuscrito, o Autor será notificado e reverterão para si todos os direitos de autor.
O Autor aceita as condições deste acordo, assinando abaixo e devolvendo este Termo à Editora. Nenhum manuscrito será processado sem que a Editora tenha recebido este documento assinado por cada autor do trabalho.
DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES
THE JOURNAL OF THE AMERICAN DENTAL ASSOCIATION – Edição Portuguesa»
Segundo a política da MEDFARMA – Edições Médicas, Lda., os autores de manuscritos e os revisores devem declarar qualquer interesse pessoal, profissional ou financeiro passível de influenciar as posições apresentadas no manuscrito ou a sua revisão.
Como condição para publicação e/ou participação no processo de revisão, a (editora) exige que cada autor ou revisor preencha a seguinte declaração (este documento poderá ser reproduzido as vezes necessárias):
Eu, __________________________________________________________________________________________, declaro não ter interesse pessoal, profissional ou financeiro de qualquer natureza ou tipo em nenhum produto, serviço e/ou empresa passível de influenciar a posição apresentada no manuscrito intitulado «___________________________________________________________________________________________________________________________»
ou a sua revisão, exceptuando o seguinte:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinatura
Data
THE JOURNAL OF THE AMERICAN DENTAL ASSOCIATION – Edição Portuguesa»
Segundo a política da MEDFARMA – Edições Médicas, Lda., os autores de manuscritos e os revisores devem declarar qualquer interesse pessoal, profissional ou financeiro passível de influenciar as posições apresentadas no manuscrito ou a sua revisão.
Como condição para publicação e/ou participação no processo de revisão, a (editora) exige que cada autor ou revisor preencha a seguinte declaração (este documento poderá ser reproduzido as vezes necessárias):
Eu, __________________________________________________________________________________________, declaro não ter interesse pessoal, profissional ou financeiro de qualquer natureza ou tipo em nenhum produto, serviço e/ou empresa passível de influenciar a posição apresentada no manuscrito intitulado «___________________________________________________________________________________________________________________________»
ou a sua revisão, exceptuando o seguinte:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinatura
Data